Rara Calma


Impossível não fazer um inventário pessoal num ano que se finda, ao menos para quem tem um mínimo de consciência de que está por aqui de passagem.
"O tempo voou, nem percebi, mas sou o mesmo homem que um dia você conheceu" diz a música, o que é verdade em relação à nossa essência, embora diversas circunstâncias nos afetem e nos modifiquem, especialmente quando se olha para trás dos quarenta anos.
De minha parte, principiei o ano de 2.011 cheio de esperanças e expectativas. Umas se concretizaram, outras ruíram, como acontece com todo mundo. No fechamento, tenho que reconhecer, terminei melhor do que cheguei a imaginar em alguns momentos.
Depois da tentativa frustada de correr uma meia maratona no ano passado, acreditei realmente que seria diferente em 2011. Ledo engano, apesar de todo esforço. Para se ter uma ideia, tive alta em dezembro de 2010 do tratamento do joelho direito e agora, em dezembro, ainda não tive alta do tratamento da segunda lesão consecutiva no esquerdo. Um ano se passou, e apesar de recomeçar a correr pequenos trechos, não sei conseguirei atingir a meta um dia. Só quem já enfrentou longas sessões de fisioterapia, sabe do que falo. Paciência.
No campo familiar, eu e a Leila perdemos a Vó Ester, enfrentamos a doença do meu pai no início do ano, lidamos com as dificuldades de relacionamentos de alguns familiares, ficamos sabendo da doença da Vó Aparecida, enfrentamos problemas de saúde da Leila (sem contar o meu já falado joelho). E tem também uma outra dificuldade que a Leila foi fundamental em me ajudar, mas que, ao fim e ao cabo, revelou uma grande oportunidade de crescimento e fonte de esperança para nossa família.
Especialmente falando do nosso núcleo, eu a Leila e as crianças fomos muito afetados pela chegada do Bolt. Não imaginava que era tão bom ter um amiguinho de estimação a quem dedicar a atenção, o carinho, o cuidado. Dá trabalho e gasto, é verdade, mas a alegria compensa.
Na nossa família (considerando de forma mais ampla) também tenho que agradecer a muitas pessoas, especialmente meus pais, meus sogro, tios e tias, por nos caminharem conosco neste ano.
Ah, também é muito legal recordar as pessoas que não conhecíamos e que, de uma forma ou de outra nos cativaram, não é? Quantas pessoas eu tive oportunidade de conhecer e que se tornaram importantes, seja porque me ajudaram de alguma maneira ou me fizeram refletir sobre meus erros e ajudaram no meu crescimento.
Este espaço foi também fundamental para mim em 2011. Dele jorraram mensagens positivas que realmente fizeram-me atravessar as tormentas com esperança. Como eu poderia imaginar que teria notícias de amigos e amigas da infância e da adolescência após 25 ou 30 anos? Que maravilha!
Nem sempre consigo deixar boas marcas para as pessoas com as quais me relaciono, impedido que sou pela imperfeição da minha natureza, mas aqui procuro me revelar um pouco mais. Como digo, não posso e nem devo falar tudo, isso só é possível por meio do convívio mais pessoal, por motivos evidentes.
Olhando para trás e no cômputo geral, posso dizer que, apesar de tudo, visualizo 2011 com "Rara Calma".
Talvez o melhor projeto que eu possa eleger para o próximo ano seja o de buscar a simplicidade e a humildade no pensar, no agir, no falar, no escrever, no comprar, no dispor, no crer; enfim, no ser.
Pensei em colocar uma lista de agradecimento a todas as pessoas que me fizeram bem em 2011, mas fiquei com medo de esquecer alguém e isso não seria justo.
Assim, digo apenas a todos e a todas que leram o Blog e/ou conviveram comigo por meio dele ou pessoalmente: OBRIGADO pelo CARINHO e QUE, PELAS BENÇÃOS DO NOSSO DEUS, 2012 SEJA FONTE DE ALEGRIAS, CRESCIMENTO PESSOAL E SABEDORIA.

Comentários

Angela disse…
AMIGO WELLINGTON QUE SEU ANO DE 2012 SEJA PLENO DE REALIZAÇOES BOAS. A VIDA É ASSIM CHEIA DE ALTOS E BAIXOS, PARA QUE POSSAMOS NOS APRIMORAR COMO PESSOAS. TUDO DE BOM A TI E A SUA PRECIOSA FAMILIA...
Liliana Sobieray disse…
...é isso aí meu amigo querido... Feliz 2012, 2013, 2014, 15 ..... 30... 40 até quando ELE quiser... bjos adoro seus textos!!!