Feriadão

Que maravilha!!! Um feriadão enorme para curtir a vida, passear, comer bastante (até na Sexta-feira Santa) ...
Será? Penso que não é exatamente assim.
Nós cristãos temos uma verdadeira oportunidade de meditar sobre os acontecimentos que antecederam o maior dos acontecimentos, a Ressurreição de Jesus Cristo, e simplesmente abrimos mão de tudo para UNICAMENTE fazer as coisas que eu mencionei no início.
Muitos dirão que isso é besteira, que isso está ultrapassado... Ouso discordar.
Quando vamos à pia Batismal para receber o Batismo ou para levar nossos filhos, somos muito bem advertidos das implicações de tal ato em nossa vida, entre elas a de sermos fiéis a Jesus Cristo. Como porém podemos dizer que somos fiéis a ele se nem ao menos somos capazes de vigiar uma "horinha" com ele, se não celebramos a Eucaristia, se não vivenciamos a Proclamação da Páscoa?
O mais importante de tudo isso, não é o que eu faço para Deus. Mesmo participando ativa e conscientemente das celebrações da Semana Santa, faço muito pouco para Ele.
O que é relevante e deveria nos interessar mais é o que Deus é capaz de fazer em nós a partir do que fazemos a Ele celebrando em Comunidade. Isso mesmo, o que vale é a transformação operada em nós mesmos apartir do que celebramos.
A nossa fé é muito fraca e nós a deixamos mais fraca ainda quando a ela recorremos apenas nos momentos de dor.
Ora, Jesus só enfrentou a Cruz porque estava em profunda comunhão com o Pai. Tanto que deu o exemplo, pois chegou ao ponto de lavar os pés dos discípulos antes de ser entregue, e só compreendendo o que era lavar os pés naquele contexto histórico-geográfico é que se capta parte da grandiosidade do ensinamento do Mestre.
Felizmente, ainda há um grande número de pessoas que conseguem abrir mão de algumas horas do feriadão para celebrar o contexto da Ressurreição que motivou a instituição da "folga" e, com isso, podem obter um ganho real desses dias, sem deixar completamente de lado as reuniões de família, a fraternidade, alguns passeios e (porque não?), até mesmo um "chocolatinho".

Comentários