Real sentido

Vejo as luzes de Natal brilhando na cidade, as propagandas e a correria imposta pelo consumismo reinante e constato que a tentativa de desfiguração de uma data cristã proporcional ao que acontece no Natal só ocorre mesmo na Páscoa. Em ambos os casos, a figura principal, Jesus Cristo que nasce e que ressuscita, é substituída no comércio pelo velho barbudo e pelo coelho dentuço, para atender a necessidade de alguns.
Felizmente, há exceções. Alguns, conscientes ou não, ainda resistem e colocam aos pés da árvore um presépio, mesmo que básico, com as figuras do Menino Jesus, ladeado por Maria e José, mas isso já vale para rememorar o real sentido da data.
Todos os sentimentos colocados como inspiradores a partir da ideia do Natal apenas têm sentido porque Jesus Cristo os deu a conhecer de tal forma que seu nascimento marcou a história para antes e depois Dele. Mas até isso os "pós-modernos" querem tirar, afastando o modelo cristão tradicional de datação "A.C" e "D.C.". Querem ainda, acobertados pela falsa concepção de igualdade (?), proibir outros símbolos cristãos, inclusive nas escolas. E em alguns países estão conseguindo...
Não se apercebem que, enquanto todos esperavam que nascesse em um palácio e fosse colocado em um berço de ouro, Ele aceitou nascer numa estrebaria e ser colocado no lugar em que se alimentavam os animais. Com isso nos ensinou uma das atitudes mais básicas, a humildade. Sem ela, nada do que possamos ter a intenção ou fazer terá real sentido.
Celebrando o nascimento de Jesus somos convidados a (re)nascer, deixando de lado nossos defeitos e medos e acreditando que com isso poderemos tornar o mundo um pouco melhor.
A todos e a todas que rotineira ou ocasionalmente visitam o Blog, bem como a todos e a todas que mandaram os inúmeros e belos e-mails  sobre a data de hoje, desejo um Feliz e Abençoado Natal e que Ele seja inspirador de muitos renascimentos pessoais!

****

Eu, a Leila e as crianças tivemos a oportunidade de assistir ao espetáculo "Presépio Som, Luz e Movimento!" promovido pelos Arautos do Evangelho em Maringá.
Magnífica e inspiradora representação do acontecimento do Natal, inclusive no aspecto histórico.
Os de Maringá ou que passarem por aqui, não percam e levem as crianças. A apresentação é breve e não "atrapalha" nenhum outro programa.

Comentários

Marcos Boggo disse…
Olá meu amigo Wellington! Por mais que saibamos o verdadeiro sentido natalino, como é bom e gostoso de ler sobre aquilo que você já tem certeza e acredita piamente.
Textos como esses deveriam ser publicados em vários veículos de comunicação, distribuídos em forma de panfletos nas esquinas, com o objetivo resgatar o personagem e o sentido principal do NATAL.
Mais é claro que grande parte da sociedade já não tem mais esse interesse, pois, muitos dependem do consumo alucinado dos presentes que pensam em substituir o maior de todos os presentes... JESUS CRISTO.
FELIZ E ABENÇOADO NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES E CONQUISTAS A VOCÊ, LEILA E FAMÍLIA. Abraço.